O trabalho foi realizado de forma integrada com os alunos de B10 e C30.
Ações desenvolvidas:
B10
Representação cartográfica:
· Introdução:
¨ Desenho da planta baixa da sala de aula;
¨ Desenho da planta baixa da residência do aluno;
¨ Desenho do percurso entre a Escola e a residência com o endereço;
¨ Levantamento de componentes urbanos neste percurso;
· Mapa recorte do Bairro Sarandi (arredores da Escola)
¨ Pintar a Escola;
¨ Pintar o logradouro onde reside;
¨ Traçar o percurso entre a Escola e a residência no mapa.
OBS: Este mapa cada aluno recebeu em escala de cinza, 2 folhas A4 para montar.
Fonte dos Mapas: Guia de Ruas de Porto Alegre 2ª Edição
Atividade com o mapa:
C30
Pesquisa do histórico do bairro, locais e serviços disponíveis.
Antigamente denominada “Várzea do Gravataí", o território que compreende o bairro fazia parte da sesmaria Jerônimo de Ornelas Meneses de Vasconcelos. No século XIX, várias estâncias e chácaras se estabeleceram na região e, a partir do século XX instalaram-se muitos moradores. Entre as décadas de 1940 e 1950, a prefeitura municipal iniciou o saneamento e o loteamento do Sarandi, já então um bairro popular, criando as vilas Meneghetti, Leão, Parque, Elizabeth, Minuano e Agostinho.
Situado no extremo da zona norte de Porto Alegre, o bairro fica próximo das cidades de Canoas, Alvorada e Cachoeirinha. Predominantemente residencial e muito populoso, o Sarandi é considerado um bairro de classe média baixa. Algumas vilas do bairro estão em processo de regularização. É o primeiro bairro acessível para pessoas que vêm da rodovia BR 290 (Freeway) em direção a Porto Alegre.
O bairro Sarandi abriga um grande centro de eventos culturais e um dos maiores teatros da América Latina: o Teatro do Sesi, no Centro de Convenções da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs).
A população do bairro, étnica e religiosamente, é bastante heterogênea: a primeira igreja católica do Sarandi, a Igreja São José Operário, foi fundada em 1953, mas atualmente há também templos evangélicos e afro-descendentes.
Outros locais importantes para a comunidade: praças, restaurantes, farmácias, locadoras, lojas, borracharia, padaria, mercados, ginásio de esportes, Complexo Cultural do Porto Seco – Sambódromo, escolas de ensino fundamental e médio, escola de samba (União da Vila do IAPI), creches, área comercial do Porto Seco, indústria, postos de gasolina, posto de saúde, bancos.
Estudo das possibilidades de acesso de locomoção do bairro.
Análise dos mapas das linhas de ônibus que dão acesso ao mesmo.
Fonte do mapa: Site da EPTC